História

Salesianos de Mirandela

Os Salesianos chegaram a Mirandela a 24 de setembro 1983 e contaram com o apoio de D. António Rafael, Bispo de Bragança-Miranda, e da Câmara Municipal, que demonstrou uma grande proximidade com a Província Portuguesa Salesiana e uma estreita colaboração para a sua fixação.

Destaca-se também a participação de Elda Dora Bahamonde Serpa Pinto que, tendo conhecimento da obra realizada pelos Salesianos em Goa – Índia, decidiu doar o terreno onde se viria a edificar o Centro Juvenil e a Igreja Paroquial, após escritura lavrada em julho de 1893.

No dia 2 de abril de 1989 teve lugar a bênção e o lançamento da primeira pedra do Centro Juvenil Salesiano e a 24 de setembro de 1990 os salesianos passaram a habitar as novas instalações deixando o apartamento no Bairro da Preguiça, até então, cedida pela Câmara Municipal.

Decorridos poucos meses, a 8 de dezembro de 1990, era lançada a primeira pedra da Igreja Matriz da Paróquia de S. João Bosco e a 1 de fevereiro de 1992 era inaugurado o novo templo dedicado a S. João Bosco.

Seguiram-se as obras para a construção do complexo desportivo, tendo sido inaugurado em 28 e 29 de julho de 1995, e as obras do salão de festas e espaços de lazer, inaugurados, mais tarde, a 2 de junho de 2001.

Recentemente, a 1 de novembro de 2016, deu-se início às atividades do Centro de Artes Dom Bosco, que veio completar a presença carismática salesiana em Mirandela, oferecendo um espaço de referência para a promoção da arte e da cultura.