Salesianos de Mirandela celebram S. João Bosco

Salesianos de Mirandela > Notícias > Salesianos de Mirandela celebram S. João Bosco


Janeiro é assinalado pela família salesiana como o mês de São João Bosco.

Celebração da solenidade de São João Bosco presidida pelo pároco, P. João de Brito Carvalho

Recordamos o seu carisma de educador e evangelizador dos jovens carenciados, marginalizados e abandonados. Toda a sua ação pastoral assenta no sistema preventivo: razão, religião e amabilidade. Esta pedagogia inspira, educa e orienta os jovens a tornarem-se bons cristãos e honestos cidadãos.
Para assinalar a solenidade do fundador dos salesianos, pai e mestre dos jovens e modelo de santidade, a comunidade educativa pastoral dos salesianos de Mirandela, levou a cabo um tríduo em sua honra, de 28 a 30 de Janeiro.


O primeiro dia do tríduo, foi realizado em formato online, via Zoom, a partir das 21h. Participaram vários grupos de destinatários da missão salesiana e membros de várias famílias. Recorreu-se ao formato entrevista com vários intervenientes da família salesiana, baseando-se na história da vida de Dom Bosco, nomeadamente, a sua infância e juventude até à ordenação sacerdotal. Esta modalidade deu mais possibilidades a todos, sobretudo aos que trabalham durante o dia e facilitando também os que têm dificuldades em se movimentar, devido a algumas doenças físicas e ao crescimento do contágio pela COVID-19.
No segundo dia, a preparação integrou-se na Eucaristia sob a presidência do Pe. Joaquim Taveira (Delegado Nacional da Família Salesiana), onde teve lugar a cerimónia da promessa de 5 novas salesianas cooperadoras. A Eucaristia desse dia foi animada pelos jovens do MJS.
No terceiro dia, a preparação fez-se de forma presencial, baseando-se na vida sacerdotal de Dom Bosco até à sua morte, com vários representantes da família salesiana, sendo concluída com a celebração da Eucaristia.


No dia 31, a celebração da solenidade de São João Bosco foi presidida pelo pároco, P. João de Brito Carvalho.