Festa de S. João Bosco’23 em Mirandela

Salesianos de Mirandela > Notícias > Festa de S. João Bosco’23 em Mirandela

No dia 3 de junho de 2023 foi celebrada a grandiosa festa popular em honra de S. João Bosco, padroeiro da Paróquia onde os Salesianos exercem a sua ação pastoral, em Mirandela. É uma tradição que remonta aos inícios da fundação desta Paróquia, nos anos 80 do século passado, mas que foi interrompida durante os três anos da pandemia COVID-19. Este ano foi retomada com um programa simples, de uma tarde de festa popular: às 17h00 teve início a grandiosa Procissão em honra de S. João Bosco, com os andores de Nossa Senhora Auxiliadora, S. Domingos Sávio, S. Francisco de Sales e S. João Bosco, enfeitados a preceito.

Devido ao tempo de chuva, a procissão deu a volta à igreja e as cenas sobre a vida de D. Bosco, teatralizadas por grupos da catequese e de paroquianos, que estavam programadas para certos locais por onde a procissão devia passar, foram representadas dentro da igreja.

Seguiu-se a celebração da Eucaristia Vespertina da Solenidade da Santíssima Trindade, com início às 19 h00, presidida pelo pároco, P. João de Brito Carvalho, que fez alusão à Solenidade e ao santo festejado. Às 20h00 teve início o arraial, com jantar-convívio e animação, com música a cargo do «Som da Festa», no pátio entre a igreja e a casa salesiana, com a presença de muitos paroquianos – crianças, jovens, adultos e idosos – que quiseram retomar esta bela tradição de convívio. O trabalho realizado foi recompensado pela alegria por todos manifestada. Para o ano há mais e melhor, se Deus quiser…

Texto: P. José Carlos Patrão | Fotografias: RC